terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Projeto de Inclusão Digital à região de Cajazeiras

A região de Cajazeiras, localizada na parte periférica da cidade de Salvador, possui uma densidade populacional muito grande tornando o conjunto habitacional mais populoso da América Latina.
A região comporta muitas escolas de nível básico ao nível médio de ensino que compreende a uma grande parte da população da cidade.
Infelizmente a realidade da educação nessa região, assim como em outras regiões não muito privilegiadas da cidade, não é muito legal. Há falta de oportunidades para os jovens estudantes e para comunidade de maneira geral, quando se fala em recurso tecnológico.
Nesta era digital, em que todos estão conectados, ainda há quem não tenha a oportunidade de se conectar e, não só isso, de se profissionalizar em funções onde o conhecimento das tecnologias é fundamental para o desenvolvimento e para o mercado de trabalho.
Juntos nesta batalha, alguns alunos da Universidade Federal da Bahia traçam planos para criação de um novo projeto de qualificação profissional, com foco em tecnologia para suprir a demanda de profissionais da área nos laboratórios de informática, centros de pesquisa, e etc.
O NETI Cajazeiras - Núcleo de Ensino em Tecnologia da Informação de Cajazeiras e o NETInho voltado para crianças, assim como poderão ser chamado, trata-se de centros escolares com a função de profissionalizar alunos em turnos opostos às aulas com aulas de Informática Básica, Manutenção em Computadores e Notebooks, Suporte Técnico Exteno, Suporte Técnico Help Desk, Programação básica de computadores, Desenvolvimento de Sites, Uso Inteligente de Rede Sociais entre outros curso que são carentes de profissionais nos dias de hoje em nosso estado.
O objetivo do NETI também conta com serviço de apoio à comunidade em suporte técnico e mutirão de oficina das escolas em que os próprios alunos poderão aplicar o conhecimento adquirido realizando o conserto a manutenção e ensinando as boas práticas de uso.
O projeto ainda está em estudo e conta com o apoio de escolas da região. Se ocorrer tudo nos conformes entrará em vigor até o final do ano de 2016.
Os alunos buscam parceria com Colegiados de Cursos da UFBA e apoio dos professores engajados com a causa da inclusão social e digital para tornar a ideia a realidade e assim poder mudar a realidade dos milhares de jovens talentos escondidos por essa grande região tão afastada do centro de Salvador.

Escrito por: David Sodré
Revisado por: Tamires Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário