quarta-feira, 2 de março de 2016

Vamos falar de Cibercultura?


 Antes de falar dela, assista esse pequeno vídeo...

https://www.youtube.com/watch?v=fzHKUWyouo0


Então...
Conseguiu entender ao que se refere?

A cibercultura trata-se da troca social feita também através do uso das novas tecnologias

Interconexão

No advento da cibercultura a peça fundamento paratudo funcionar são os meios tecnológicos juntamente com seus usuários frenéticos se comunicando a todo segundo com todo tipo de informação.
Toda essa rede de pessoas e dispositivos fazem a interconexão realidade e cada um utiliza da forma que lhe é mais conveniente.
Um exemplo atual hoje é o Whatsapp onde todos estão conectados e compartilhando informações, mídias e etc.

Comunidades Virtuais

Sim, é isso mesmo!
Várias pessoas com interesses em comum sobre determinado assunto se agrupam em um determinado local no ciber espaço e ali trocam informações, idéias, discutem sobre os assuntos que lhes são convenientes.
Um exemplo de comunidade virtual são os grupos do FaceBook onde ali existem diversos usuários que compartilham do mesmo interesse e trocam ideias em tempo real.

Inteligência Coletiva

Um dos conceitos mais importantes abordados por Pierre Levy é a noção de inteligência coletiva, que tem que ser aumentada com a transparência dos dados, com o colaborativismo e com o pensamento crítico diante dos algoritmos (avaliar as fontes de informação que recebemos, cruzar dados, colocar as coisas dentro do contexto). A construção do conhecimento é realmente ligada a inteligência coletiva pois a partir de cada um pode-se conseguir algo grandioso e útil para ser utilizado por todos.
Um exemplo prático na minha concepção é o uso do Waze onde a partir da localização, informação e condição do usuário logado outros usuários podem mudar suas rotas para evitar congestionamentos.

Cultura Digital e Educação

A cultura digital e educação quer se constituir num diálogo ativo na busca por mudanças de paradigma na educação. A ideia é apoior no compartilhamento de experiências que exploram, demonstram e analisam as possibilidades criativas da integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aos currículos escolares.
Em outras palavras, utilizar os meios tecnológicos para ensinar na sala de aula e transformar a escola tradicional na escola do futuro. Provendo aos seus alunos e professores experiências de aprendizado próximas das atividades cotidianas de lazer quando se tratando de ambiente virtual/digital.

David Sodré Lins





Um comentário: